A cultura brasileira é muito rica, é uma grande mistura de influências que com o tempo foram integrando essa grande nação que vivemos hoje. Porém temos, principalmente nos dias atuais, diversas manifestações culturais muito influenciadas pela mídia e que perdem o seu valor intelectual e artístico em detrimento do valor comercial, o que desfavorece a cultura no país. Isso também ligado á questão da educação faz com que cada vez mais o campo da cultura seja desprezado por grande parte da população. Sejamos realistas, quanto reconhecimento tem a área das artes? Não é á toa que sempre que pensa-se em fazer faculdade de artes plásticas, artes cênicas, música e outros campos similares surgem críticas como : "Não dá dinheiro" ou "Artes é coisa de maluco, drogado".
Entretanto se formos pensar "a cultura brasileira de qualidade", como podemos assim dizer, recebe muito pouco destaque, muito menos do que merece. A música de Heitor Villa Lobos, as pinturas de Cândido Portinari, grupos e artistas de MPB e até rock nacional como Legião Urbana, o espetáculo "O auto da Compadecida" de Ariano Suassuna, são todos exemplos de que há sim coisas boas nesse país. Outras manifestações culturais e regionais como festivais e folclore também entram nessa categoria.
Podemos concluir então que o Brasil tem um grande potencial cultural mas que não sabe se utilizar dele. Por quê? O que devemos fazer para que sejamos cada vez mais uma nação desenvolvida? Não é fácil e engloba muito mais aspectos do que se imagina. Melhorar a educação, frear um pouco a invasão pela mídia de outros países, mudar o pensamento de uma nação. Então retomo aquele conhecido pensamento de que se cada um fizer a sua parte, podemos fazer grandes coisas. Pela Cultura, pois aquele que acha que não há valor no que faz o brasileiro, só não sabe onde procurar.
Por: Beatriz Lopes
0 comentários: