Novidade da Semana- Cultura no Brasil

Quem nunca ouviu alguém falando que não gosta de música brasileira? Quem nunca ouviu dizer que o que vem de fora é muito melhor do que o que temos aqui no Brasil? Vivemos numa realidade onde se valoriza muito tudo aquilo que vem dos países desenvolvidos, e a cultura é uma dessas coisas. Nesse momento podemos pensar que a cultura brasileira é muito pouco desenvolvida, mas sabe-se que isso tudo tem raiz em um pensamento que vem de muitos anos; a famosa colonização do Brasil. Aquela postura de que tudo que vem do exterior é de qualidade e que as coisas brasileiras não são consideráveis, veio do imperialismo que a metrópole estabelecia sobre a colônia. Isso, pode ser uma justificativa, mas não se pode por isso descartar a cultura brasileira no geral. 
A cultura brasileira é muito rica, é uma grande mistura de influências que com o tempo foram integrando essa grande nação que vivemos hoje. Porém temos, principalmente nos dias atuais, diversas manifestações culturais muito influenciadas pela mídia e que perdem o seu valor intelectual e artístico em detrimento do valor comercial, o que desfavorece a cultura no país. Isso também ligado á questão da educação faz com que cada vez mais o campo da cultura seja desprezado por grande parte da população. Sejamos realistas, quanto reconhecimento tem a área das artes? Não é á toa que sempre que pensa-se em fazer faculdade de artes plásticas, artes cênicas, música e outros campos similares surgem críticas como : "Não dá dinheiro" ou "Artes é coisa de maluco, drogado".
Entretanto se formos pensar "a cultura brasileira de qualidade", como podemos assim dizer, recebe muito pouco destaque, muito menos do que merece. A música de Heitor Villa Lobos, as pinturas de Cândido Portinari,  grupos e artistas de MPB e até rock nacional como Legião Urbana, o espetáculo "O auto da Compadecida" de Ariano Suassuna, são todos exemplos de que há sim coisas boas nesse país. Outras manifestações culturais e regionais como festivais e folclore também entram nessa categoria. 
Podemos concluir então que o Brasil tem um grande potencial cultural mas que não sabe se utilizar dele. Por quê? O que devemos fazer para que sejamos cada vez mais uma nação desenvolvida? Não é fácil e engloba muito mais aspectos do que se imagina. Melhorar a educação, frear um pouco a invasão pela mídia de outros países, mudar o pensamento de uma nação. Então retomo aquele conhecido pensamento de que se cada um fizer a sua parte, podemos fazer grandes coisas. Pela Cultura, pois aquele que acha que não há valor no que faz o brasileiro, só não sabe onde procurar.
Por: Beatriz Lopes
 O texto a seguir foi baseada na crônica "Mercadores ambulantes e a Literatura nas ruas", do livro "A Alma Encantadora das Ruas" de João do Rio. A proposta era explicar de que se trara a crônica, a relacionando com Brasília nos dias de hoje e fazer um ensaio fotográfico:

Análise:

A crônica “Os mercadores de livros e a leitura das ruas” trata da história dos diferentes tipos de mercadores e o modo como a literatura influencia suas vidas e a dos demais leitores.
   Dependendo da escolha, o gênero literário pode contribuir de modo positivo ou negativo para a formação do caráter de quem o lê. A leitura possibilita ao leitor conhecer novas realidades, formas diferentes de pensar e também “abre as portas” da criatividade, incentivando o desenvolvimento de novas ideias.
   O leque de possibilidades proporcionado pelos livros é representado na crônica ressaltando seus aspectos “negativos”. Sendo exemplificado pela literatura lida vorazmente na detenção, que alimentou a violência já presente no preso aumentando o impacto de suas ações.
  O autor critica a leitura das ruas, por esta se apresentar sempre de forma igual. Os livros vendidos por mercadores , que nem se quer sabiam ler, continuavam os mesmos lidos na metade do último século (lembrando que a crônica foi escrita no século XX).  A opção por não querer mudar, feita pelos mercadores e leitores provoca estranhamento para o autor, que tenta compreender a lógica de optar por uma escolha tão irracional que não se encaminha para o progresso. O crescimento intelectual gerado pela a “leitura de sempre” é desprezível, tendo em vista que os livros citados na crônica produzem desenvolvimento, em termos de mentalidade, apenas para produzir o mal. Tendo esta questão em mente, a partir da fala de um mercador o autor vê seus questionamentos por outro prisma, em que ele percebe que, talvez, os novos livros que surgissem fossem piores que os presentes.

Ensaio Fotográfico:

"Com as capas entornadas pelo sol"

Mergulho na literatura

Em busca de novas realidades

Sede de conhecimento

"E a literatura continua a florescer..."

Novidade da Semana: Morte da Justiça!

O texto a seguir foi produzido a partir da interpretação do texto "Este mudo de injustiça globalizada", de José Saramago, analisado na aula de ensino religioso e tem como propósito apresentar nossa opinião sobre a justiça nos dias de hoje, baseada em reportagens:

 Um dos modos de "morte" da justiça no Brasil é retratado na reportagem "Desigualdade social e renda injusta", a distribuição desproporcional de renda entre a população, ou seja, o dinheiro concentrado na mão de poucos, enquanto muitos vivem na linha da pobreza.






   Essa reportagem traz um fato muito injusto e que, hoje em dia, ocorre praticamente no mundo inteiro e tira a esperança de muitos na justiça. Porém, quando atitudes, como a descrita na reportagem ""ProJovem garante qualificação e cidadania", são tomadas, elas devolvem a fé na justiça, pois esse tipo de ação visa reparar as consequências da "morte" da justiça.
   Conclui-se, então, que apesar de a justiça estar "morrendo" a cada dia há pessoas empenhadas em "ressuscitá- la", que lutam por um mundo melhor e mais justo.
Invasão de privacidade
“Sorria, sua privacidade está sendo violada!”

Objetivo Geral:
O projeto foi inspirado no inciso X do artigo 5º da constituição brasileira, que estabelece a lei:
 “São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.”
Na pratica a lei é desrespeitada principalmente nos meios de comunicação, como, por exemplo: Hackers , criação de perfis falsos (fakes) nas redes sociais e com a utilização de vídeos constrangedores, dados e fotos pessoais, publicados na internet, sem autorização. Há também outras situações nas quais esse inciso é violado, como: Grampo (gravações de conversas) sem a permissão da justiça e a invasão da privacidade dos famosos pelos “paparazzi” e por revistas de “fofoca”.
A campanha pretende conscientizar a população da seriedade de atitudes como essas e de suas consequências para quem sofre e pratica tais ações, com o objetivo de acabar ou, pelo menos, reduzir o número de acontecimentos como estes

Meios de Divulgação:
A campanha está sendo divulgada nas redes sociais: Facebook (pelo perfil: Letícia Cavalcante ) e no Twitter (pelo perfil: @cavalcantinha) e pelo blog “Inside our Backpack” (http://justourbackpack.blospot.com/)
Ações Previstas:
As ações propostas pelo projeto são:
*      Ação Cooperativa 1: No dia 12 de agosto propomos a todos que se mobilizem e coloquem uma carinha triste na imagem do perfil. Tal ação cooperativa tem com base um protesto á violação de privacidade das pessoas na internet. Mais informações sobre a campanha podem ser encontradas no blog justourbackpack.blogspot.com

*      Ação cooperativa 2: No dia 19 de agosto, propomos a todos que em colaboração com a nossa campanha, coloquem suas fotos e informações confidenciais em segurança, a fim de que sua imagem seja preservada. Pedimos também que aqueles que aderirem a nossa ação cooperativa lembrem seus contatos de redes sociais, amigos e conhecidos que tomem os mesmos cuidados.

Islã - arte e civilização

  Islã , uma palavra que possui ricos significados. Cultura, civilização, arte, religião são áreas que o vocábulo abrange com profusão.Atualmente presente em todos os continentes , a influência dos valores e conhecimentos do Islamismo é grandiosa.
  A partir do surgimento de uma religião ocorre um processo de fusão de diferentes culturas , tornando o legado artístico da civilização árabe -islâmica um verdadeiro conjunto de formas estilizadas e padrões diferenciados.

Religião:
  O islamismo é uma religião monoteísta. O Deus do Islã é o mesmo de Adão, de todos os seus descendentes e dos profetas bíblicos. Muhammad (Maomé) foi seu último profeta , e por meio dele Deus se revelou aos homens. A emigração do profeta Maomé percorrendo a cidade de Meca para Medina (a Hégira) é considerada o nascimento do Islã e marca o início do calendário muçulmano.

*Mesquita: É o local sagrado dos fiéis islâmicos , onde eles se dirigem para orar. Da mesma forma que ocorre  em outras religiões o local de orações não se restringe a apenas o templo , sendo assim, o fiel pode se dirigir a Allah em qualquer lugar que esteja , porém sempre voltado para Meca (cidade natal do profeta Maomé e da religião)

Arquitetura:
  A arte islâmica abrange tendências do mundo todo. Tamanha extensão dificulta a homogenidade dessa forma de expressão. Entretanto existe uma forma artística dentre várias que é ponto de união : a arquitetura  das mesquitas. Uma torre (minarete0 e uma cúpula são elementos característicos da parte externa do templo. Em seu interior encontramos um pátio com fonte , salas de oração , púlpito (minbar) , um nicho que indica a direção de Meca (mihrab) e muitos ornamentos ! A decoração é composta de mosaicos e arebescos , utilizando formas geométricas e vegetais. Esta estrutura influenciou em outros templos , como igrejas católicas que possuem torres e azulejos em sua arquiteura , influência gerada dao período de ocupação dos muçulmanos na península Ibérica.



Mesquita de Foz do Iguaçu
  
 
 
Matemática:
  A partir da leitura do livro sagrado ,Alicorão, é interpretado que a criação de Deus é múltipla e possui base em um rigor absoluto. A tradução humana para alcançar este rigor é feita pelo raciocínio  abstrato, sendo encontrada na matemática a expressão mais perfeita. Para a criação de formas a matemática é tida como princípio criador e as regras da composição estão presentes na geometria.
 Utilizando a regra de composição simetria é obtida uma composição equilibrada. Este fato auxiliou na criação de objetos nas diversas áreas da ciência.

iluminura de estudiosos

  Caligrafia:
   A caligrafia possui triplo destaque para os árabes por ser considerada uma forma de arte , de louvor e até ciência! Tendo como função veicular a palavra divina , a escrita é privilegiada como forma de louvor. Ela também é uma forma de buscar a perfeição que traz a aproximação com Deus , sendo estilizada e elaborada com padrões geométricos.


Allah
Um tapete e muitas histórias...
  A tradição de ter um tapete como "acompanhante" surgiu com os povos nômades , esse objeto servia de "moradia" e proteção. Os muçulmanos o incorporaram em seu cotidiano como uma nova função : lugar para oração. A arte de tecer tapetes também ganhou características árabes -islâmicas com a adição do desenho de um nicho que aponta para Meca e formais vegetais , da natureza representando o paraíso comcomposições simétricas.

tapetes árabes

*
  Desde o momento em que surgiu,o Islã influenciou outras civilizações de alguma maneira. O nosso cotidiano está cercado de objetos e influências diretas ou indiretas dessa cultura. Conhecê-la melhor é uma forma de apurar os sentidos para conseguir identificá-la em nossa vida .

fonte imagens: