Novidade da Semana: Rock in Rio (Brasil e os shows)



Há aproximadamente 30 anos atrás tocar no Brasil, para artistas internacionais, era uma aposta incerta. Hoje vir ao país é fundamental em turnês mundiais. Isso acontece porque mudou a indústria cultural brasileira e o papel dos shows para os artistas. Uma revolução que se iniciou no primeiro Rock in Rio. Segundo as estimativas do mercado, a indústria brasileira de entretenimento deverá movimentar 1,5 bilhão em 2011 e chegar a 2 bilhões em 2015. Algum tempo atrás era raro artistas se apresentarem no Brasil, hoje é corriqueiro, os principais motivos para essa mudança são:

  •  A estabilidade econômica: Diminuiu o risco do investimento para os promotores
  • O crescimento de renda fez surgir um imenso público, capaz de esgotar a venda de ingressos na internet em questão de horas.
  • As mudanças no mercado da música
  • Os fãs receptivos e calorosos 
  • Melhorias feitas para a infraestrutura de shows (estádios, sistemas de som e etc)

Atualmente o faturamento de uma banda vem majoritariamente da venda de ingressos, e não mais da venda de CDs, por causa da invenção dos arquivos de música digital e dos programas de compartilhamento pela internet, no fim dos anos 90. Os CDs foram tão desvalorizados que vez ou outra são distribuídos como brindes na saída de concertos

Por: Amanda Guimarães

0 comentários:

Postar um comentário