Ensino Religioso: Deuses e subordinados oprimidos!

   O texto "Oração dos desesperados" retrata a realidade de um povo submetido ao sofrimento imposto por um Deus que não demonstra misericórdia e não se assemelha aos seus subordinados (O que pode ser percebido quando o autor emprega a expressão "Deus de gravata"), pois a frase "oh! senhores, deuses da máquinas e das teclas" deixa explícito o fato de os senhores, que eles chamam de deuses, possuírem maior acesso à informação.
   O povo retratado no texto não tem voz, direito de expressar suas opiniões, ficando assim "presos" e sendo explorados fisicamente e moralmente. Uma das causas dessa exploração pode ser dada em consequência da cor dessas pessoas, mas esse fato não serve para determinar a consciência desse povo que é formada pelos ideais e valores de cada um.
   A música do Rappa "Súplica cearense" descreve a súplica de um homem simples clamando por questões vinculadas à natureza e sociais. A partir dessa prece tal homem cria expectativas e esperanças que, apesat de pequenas, devido ao sofrimento vivenciado por ele, dão forças para que esse pobre homem siga em frente buscando justiça.
   Quando esses desesperados cansam de suplicar se serem correspondidos, eles mudam sua estratégia para a ação, buscando conquistar seus objetivos com a luta propriamente dita. Essa situação, demonstrada nas duas obras, provoca conflitos entre os senhores e os oprimidos.

0 comentários:

Postar um comentário