Trabajo de Español

Piura: Familiares queman vehículo de hombre que
atropelló a menor

Lun, 23/05/2011 - 09:41
Ante la impotencia, los familiares de un menor atropellado en el distrito de
Castilla, departamento de Piura, decidieron destruir y quemar el vehículo
del autor del crimen.
El conductor del automóvil fue indentificado como Jorge Raúl Shilipu, y
según testigos, se hallaba en estado de ebriedad cuando arrolló a Rony
Varranzuela, un adolescente de 12 años.,
El impacto mató instantáneamente al joven, quién se trasladaba en su
bicicleta para hacer las compras de su casa.
Los amigos y familiares de la víctima exigieron justicia.
http://www.larepublica.pe/23-05-2011/piura-familiares-queman-vehiculo-de-hombre-que-
atropello-menor

Parágrafo:
A notícia trata de uma tragédia ocorrida no Peru. Um homem bêbado
atropelou um menor de idade (Rony Varranzuela de 12 anos) que estava
com sua bicicleta para fazer as compras de casa, ocasionando a morte
imediata do menino. A família dele revoltada e inconformada decidiu
destruir o veículo utilizado no crime, para isso incendiaram o automóvel.
Amigos e família exigiram justiça.

Trovadorismo atual?

Bem, o trovadorismo que aconteceu em Portugal, durante os séculos XII e XV, mesmo sendo a mais de quatro séculos atrás, atualmente muitas músicas e poemas contém traços ganhos deste trovadorismo.
Na época o trovadorismo era dado principalmente às cantigas de amor e de amigo, nas de amor o eu lírico era masculino e dizia as qualidades da mulher amada, colocando-se inferior a ela, nesta cantiga se destaca o amor cortês(mulher assume soberania sobre o homem), nela o eu lírico se vê em um amor não correspondido. Já nas cantigas de amigo o eu lírico é feminino,embora as cantigas fossem escritas por homens, aonde o tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado, essaa cantiga sempre apresenta refrão.
Contando e explicando um pouco da história do trovadorismo, é fácil perceber que em muitas músicas e poemas cotidianos há influência dele.Um exemplo é a música:"Fico assim sem você"

Avião sem asa,
Fogueira sem brasa,
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola,
Sou eu assim, sem você...

Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim...

Tô louca prá te ver chegar
Tô louca prá te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração...
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...

Por quê? Por quê?

Neném sem chupeta,
Romeu sem Julieta,
Sou eu assim, sem você
Carro sem estrada,
Queijo sem goiabada,
Sou eu assim, sem você...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...

Por quê? Por quê?

Percebemos que os temas desenvolvidos são: o amor, a saudade e a dependência do eu lírico com relação a amada, há também elementos que indicam ser um texto atual, como: avião, futebol, Piu-piu e Frajola, auto-falante, carro, estrada. Esta música foi influenciada pelas cantigas de amor (dependência amorosa)  e de amigo (eu lírico feminino e a saudade como um dos temas principais).

Por: Andressa Martins
Nessa semana estamos aprendendo sobre IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em geografia. O objetivo desse índice é medir (avaliar) a qualidade (padrão) de vida das populações, ela avalia essa qualidade dando uma nota de 0 à 1. Seus principais critérios são:
  • Saúde (Expectativa de vida)
  • Educação (Tempo de permanência na escola e qualidade de ensino)
  • Renda per capta ( por pessoa)
O professor falou algo muito interessante aula passada que  me chamou atenção para as condições de vida no nordeste do país, por isso eu queria enfatizar essa questão no post dessa semana. Veja o ranking do IDH dos estados brasileiros:

1° - Distrito Federal – 0,874 
2° - Santa Catarina – 0,840 
3° - São Paulo – 0,833 
4° - Rio de Janeiro – 0,832 
5° - Rio Grande do Sul – 0,832 
6° - Paraná – 0,820 
7° - Espírito Santo – 0,802 
8° - Mato Grosso do Sul – 0,802 
9° - Goiás – 0,800 
10° - Minas Gerais – 0,800 
11° - Mato Grosso – 0,796 
12° - Amapá – 0,780 
13° - Amazonas – 0,780 
14° - Rondônia – 0,756 
15° - Tocantins – 0,756 
16° - Pará – 0,755 
17° - Acre – 0,751 
18° - Roraima – 0,750 
19° - Bahia – 0,742 
20° - Sergipe – 0,742 
21° - Rio Grande do Norte – 0,738 
22° - Ceará – 0,723 
23° - Pernambuco – 0,718 
24° - Paraíba – 0,718 
25° - Piauí – 0,703 
26° - Maranhão – 0,683 
27° - Alagoas – 0,677 
(Fonte: Brasil Escola)


Analisando o ranking podemos perceber que as diferenças socioeconômicas no país ficam evidentes. As regiões sul e sudeste possuem maior IDH, desconsiderando o primeiro (DF) e o Nordeste possui as piores posições. Esse ranking nos mostra a necessidade da realização de políticas públicas para minimizar as desigualdades sociais no país.
por: Amanda Guimarães
 Essa semana estava pesquisando sobre o que iria escrever aqui na blog e "esbarrei" bastante com o termo "e-book", que é a abreviação de " electronic book " , ou livro digital . Encontrar esse termo em tantos blogs e sites me chamou a atenção para a importância e adesão que esse "formato" de livro ganhou.
 As vantagens desse modelo de livro eletrônico  são diversas  , já que é muito fácil de adquirir (encontramos vários formatos de e-books para baixar) , a rapidez que este é baixado (em questão de segundos) e as formas que você pode transportar e ler seus "'e-books"  em pendrives,computadores,cartões de memória , leitores específicos como o Ipad e até em celulares.
 Apesar de todas as a vantagens citadas eu me pergunto : será que iremos extinguir o livro tradicional ? Tendo base em  pesquisas ,eu acredito que isso possa acontecer ,contando que em vários lugares do mundo as escolas já começaram a substituir os livros tradicionais pelos digitais. Colocar a palavra extinguir na questão pode ser um tanto radical da minha parte  , já que  o processo de "troca" será longo até atingir todas as classes sociais e talvez nem alcance tanto êxito assim... A questão então deveria ser : o que você prefere ? Você trocaria um livro por um livro digital? Para ajudá-lo a pensar sobre isso repasso para vocês um vídeo bem interessante , que trata com uma linguagem tecnológica de um velho conhecido nosso:  

      Por: Letícia Vieira.
  

Novidade da semana: Desigualdade social

       A desigualdade social é decorrente da 1° revolução industrial, onde ocorreu o processo
de urbanização que teve com ênfase a má distribuição de renda e de terras sendo que a maior parte concentrou-se na mão de poucos e conseqüentemente a maioria que ficou sem terra, passou a viver sobre invasões que ate os dias atuais possui uma infra-estrutura precária.
      Este fato acaba influenciando de alguma maneira a formação dos jovens, pois a desigualdade contribui para uma exclusão social cada vez mais alta, ou seja, a desigualdade faz com que a todo o momento apareçam jovens sem preparação para a vida.
     Uma legalização de terras justamente nessas áreas de invasões é uma das soluções para diminuição dessa desigualdade, além de melhores investimentos governamentais para que todos possam ter oportunidades e acesso a uma educação de qualidade para que isso não acabe sendo só mais um privilegio da classe média e alta, e uma reforma agrária mais honesta e justa. Entretanto vale ressaltar que para as mudanças ocorrer não basta somente à ação do governo mais também a colaboração da população, pois se queremos melhoria devemos buscar, estudar, demonstrar e incentivar seu planejamento e sua aplicação, e não depender somente das propostas feitas pelo governo. Com isso construiremos uma sociedade mais organizada visando sempre à melhoria na qualidade de vida.

Por: Danielle Vieira